Como analisar as métricas do Pinterest para otimizar e vender ainda mais com seu conteúdo
Saiba como analisar as métricas do Pinterest corretamente para saber qual conteúdo otimizar mais e qual parar, ou diminuir, a produção.
Se você usa o Pinterest para levar tráfego orgânico para seu blog (como eu ensino dentro do meu curso Blog 3K), redes sociais, ou páginas de vendas de afiliados, precisa analisar as métricas do jeito certo, e aproveitar os números para otimizar ainda mais seus pins.
Aliás essa é uma das coisas que devem ser feitas em todas as redes sociais, pois todas oferecem os relatórios de desempenho das postagens, justamente para ajudar os produtores de conteúdo terem um “norte” nas publicações.
É através desses números de desempenho que você sabe qual pin foi mais acessado, qual assunto chama mais atenção, e a partir disso preparar mais desses conteúdos que atraem o público.
Leia esse artigo até o final para entender ONDE achar as métricas, e o que elas significam, pois assim você poderá analisar qual conteúdo vale a pena investir mais dentro dos seus perfis!
Como analisar as métricas do Pinterest para criar mais conteúdo relevante
A primeira coisa que precisa fazer, para ver as métricas dos seus pins, é clicar na aba “analytics” lá no menu superior.
Dentro dessa aba maior, existem 4 opções, e a que mais vai interessar para quem quer otimizar conteúdo é a primeira: “visão geral”.
É nessa aba que você vê todos os números e até mesmo um gráfico da evolução dos seus pins dentro do Pinterest.
É possível escolher um prazo de tempo que vai desde últimas 24 horas até últimos 90 dias e ainda um campo personalizado caso você queira especificar uma data/prazo diferente.
Veja quais números você precisa avaliar:
- Impressões – Número de vezes que seus pins foram vistos
Esses “vistos”, se você não faz anúncios pagos, dá a quantidade de pessoas que chegaram até seu conteúdo porque fizeram alguma pesquisa sobre o assunto do pin.
- Engajamento
É o número total de engajamentos (interação das pessoas) com seus pins, isso inclui cliques e pins que foram salvos.
Quando alguém salva seu pin acaba duplicando o link de saída, ou seja, você ganha mais um local onde seu conteúdo pode ser encontrado sem ter sido necessário fazer um novo pin.
Geralmente as pessoas salvam os pins que gostam para terem acesso mais fácil dentro de pastas pessoais em suas próprias contas.
Se você tem um número alto de pins salvos, significa que muitas pessoas gostam e querem manter esse conteúdo por perto, então vale a pena investir em novos pins sobre o assunto.
- Público Total
É o número total de pessoas que viram seus pins, ou se engajaram com eles, dentro do período que você estipulou.
- Público Engajado
É o número de pessoas que fizeram alguma interação com seus pins como clicar para ver o conteúdo do link de saída, salvar, comentar.
Visitando a aba “notificações” no canto superior direito da tela do Pinterest, poderá ver as pessoas que salvaram seus pins, quem começou seguir e também quem comentou.
É interessante responder as pessoas que fizeram comentários nos seus pins, uma forma de interagir que pode ajudar no alcance das suas postagens, mesmo que o Pinterest não leve o engajamento em conta para o alcance.
- Principais Pins
Descendo um pouco mais na página verá seus pins classificados pelo que você escolher na caixa (impressões, engajamentos, cliques no pin, cliques de saída, pins salvos).
Explorar essas formas de classificação poderá mostrar dados interessantes, como por exemplo você perceber que, às vezes, o pin que tem mais impressões pode não ser o que tem mais engajamentos.
Logo ao lado você verá um botão escrito “patrocinar”, dependendo da sua estratégia pode ser interessante fazer um anúncio pago usando os pins que tiveram mais relevância, isso aumentará seu alcance ainda mais.
- Cliques de saída
São os cliques que foram dados nos links externos que são colocados em cada pin.
É interessante comparar esses números do Pinterest com as métricas do Google Analytics no caso de você colocar links indo para o blog, e nas métricas das redes sociais, se os links são para postagens no Instagram, por exemplo.
Dentro das maneiras de como analisar as métricas do Pinterest perceber quais pins fazem as pessoas visitarem o link de saída, dá uma ideia ampla de qual conteúdo esse público tem interesse em SABER MAIS.
Criar mais conteúdo sobre o assunto usando outras palavras chave, ou abordando outros aspectos pode ser uma forma de aumentar as visitas vindas do Pinterest ainda mais.
- Cliques no pin
Número de cliques que foram dados no pin, mas que não visitaram o link externo.
Aba Informações do Público
Essa aba mostra as principais características das pessoas que visitaram seus pins no período de tempo que você estipulou.
Dados como gênero, idade, localização, tipo de dispositivo usado, interesses, tudo mostrando aspectos gerais do público que interage com seu conteúdo.
Conclusões finais sobre as métricas no Pinterest
Como você viu, os relatórios de desempenho do Pinterest são bem claros e podem ser gerados pelo período que você desejar, além de poderem ser exportados em arquivo CSV que permite abrir no excel.
Ficar de olho nesses números é primordial para saber como seu conteúdo está impactando o público, e principalmente, como você pode fazer para aumentar os resultados financeiros com seus pins.
Lembre-se que o Pinterest é o gerador de tráfego para qualquer lugar da web, assim é com seu conteúdo ali dentro que você atrairá as pessoas e as levará para os locais que deseja, seu blog, suas redes sociais, sua página de vendas.
Saber como analisar as métricas do Pinterest corretamente e usar as informações para melhorar o desempenho é a coisa mais importante que você poderá fazer para aumentar os resultados do seu negócio!
Se você ainda não usa o Pinterest para levar tráfego para seu negócio, conheça o Método Vendas Pin, onde eu ensino passo a passo COMO usar essa plataforma incrível para gerar tráfego orgânico qualificado para suas ofertas (sejam elas quais forem)!
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