Como crescer seu perfil no Pinterest sem investir em anúncios
Saber como crescer seu perfil no Pinterest sem precisar pagar anúncios é uma forma inteligente e prática de ter mais relevância na plataforma sem precisar investir dinheiro.
Como já falei aqui várias vezes, o Pinterest é um mecanismo de buscas, onde as pessoas entram para procurar ideias e sugestões, ou até mesmo para conhecer novas lojas e produtos.
Se você tem uma conta no Pinterest e precisa vender mais, ou atrair mais público para uma determinada oferta, eu recomendo usar um recurso gratuito que é incrível ali dentro.
Estou falando dos “Idea Pins” (Pins de ideias) que são uma forma de postagem que funciona bem parecido com o Stories do Instagram, só que com algumas vantagens sensacionais.
Se você chegou até aqui e não faz ideia do que estou falando, já salva o blog nos seus favoritos, para saber tudo sobre Pinterest para negócios.
Eu sou a Tatiane Faria, especialista em Pinterest, e ensino passo a passo como usar essa plataforma para divulgar qualquer tipo de negócio, dentro do meu curso Método Vendas Pin que tem versões específicas para afiliados, negócios e prestação de serviços.
Como crescer seu perfil no Pinterest usando Idea Pins
Os Idea Pins são um modelo mais recente de postagem que o Pinterest criou para permitir que os usuários criem conteúdo mais detalhado e inspirador.
Nesses pins você pode colocar até 20 imagens/vídeos, o que é muito bom para quem quer fazer passo a passo com fotos, ou simplesmente dividir um assunto em tópicos resumidos.
A grande vantagem dos Idea pins é que eles ficam relevantes nos perfis durante as primeiras 24 horas, e depois disso eles CONTINUAM salvos no perfil e podem ser vistos a qualquer momento pelo público.
Veja, no Instagram os Stories saem do ar depois de 24 horas e esse conteúdo simplesmente SOME da sua conta.
No Pinterest, além desse conteúdo não sumir, se você fizer um bom trabalho de SEO e otimizar bem o conteúdo do seu pin de ideias, ele poderá aparecer no resultado das buscas, quando alguém pesquisar pelo assunto.
Além disso, essa maneira prática de como crescer seu perfil no Pinterest, está tendo uma ótima entrega orgânica, ou seja, o algoritmo está mostrando mais esse tipo de pin para os usuários.
A única diferença dos Idea Pins para os pins comuns e de outros tipos, é que até o momento que escrevo esse artigo, eles não permitem que seja colocado um link externo.
Ou seja, com esse tipo de pin você não consegue fazer um redirecionamento para fora do Pinterest, mas o usuário é levado a conhecer o seu perfil dentro da plataforma.
É por isso que é extremamente importante ter um perfil bem montado, com foto nítida, capa relevante, descrição resumida, e um link levando para sua oferta diretamente, para um blog, página com links agregados, ou sua loja.
Para quem acessa o Pinterest, usando o aplicativo no celular, os Idea Pins ficam em destaque da mesma maneira que acontece no Instagram, com aqueles círculos contendo a imagem de quem postou.
Como grande parte das pessoas navega pelo celular, a chance do seu conteúdo ser consumido é muito grande, então é importante criar idea pins que tenham muita relevância para o público.
Depois que esses pins saem do destaque, eles ficam salvos no perfil da pessoa que criou o conteúdo e continuam sendo uma ótima maneira de como crescer seu perfil no Pinterest.
Uma boa notícia sobre os Idea Pins é que eles podem ser compartilhados em outras mídias, levando sempre as informações do perfil que criou, assim você consegue alcançar públicos em outros locais com o mesmo conteúdo.
Use conteúdo já criado para ter relevância no Pinterest
Muitas pessoas não criam conta no Pinterest porque ficam pensando no trabalho de ter que criar conteúdo para MAIS uma mídia diferente.
Se você já tem presença digital em outros locais, e já sabe todo o trabalho envolvido para criar conteúdo, saiba que poderá usar os conteúdos das outras redes dentro do Pinterest.
Para fazer isso basta adequar suas postagens para o tamanho correto do Pinterest que é na vertical, diferente dos outros locais que trabalham na horizontal.
Utilizando o Canva você consegue adequar seus conteúdos para diversas mídias, tanto manualmente, como através do Canva PRO pode fazer esse redimensionamento com apenas um clique.
Veja, você cria um único conteúdo e consegue usá-lo em locais diferentes, aumentando sua abrangência e presença digital, e com isso atraindo mais público para sua oferta.
O Pinterest é uma das melhores plataformas que tem ótimo alcance orgânico, ou seja, não é preciso cumprir muitas exigências para aparecer no resultado das buscas, como acontece com o Google.
Por isso, se você ainda não tem presença no Pinterest recomendo começar agora mesmo, pois fará muita diferença na geração de tráfego qualificado para qualquer tipo de negócio (qualquer um mesmo).
Como falei lá em cima, os Idea Pins não permitem colocar um link externo (ainda), mas todos os outros tipos de conteúdo dentro do Pinterest permitem, assim você pode redirecionar as pessoas para onde você quiser dentro do seu negócio.
Se você quer saber mais sobre como usar o Pinterest, recomendo conhecer meu curso Pinterest PRO que tem versões específicas para afiliados, negócios, e prestação de serviços.
Nas aulas eu ensino passo a passo todas as melhores estratégias para usar o Pinterest de forma correta, e atrair muito público interessado na sua oferta.
Seja qual for seu tipo de negócio, estar presente no Pinterest fará toda diferença nos seus resultados.
Desejo que esse artigo mostrando uma forma de como crescer seu perfil no Pinterest sem precisar investir em anúncios, ajude você a ter ainda mais resultados com seu perfil dentro da plataforma.
Criei um vídeo falando sobre esse assunto, se você quiser entender melhor, basta assistir:
Descubra as 3 Estratégias Secretas do Pinterest para Dominar as Vendas com Baixa Concorrência e Menor Custo de Tráfego.
Ainda hoje você será capaz de entender porque o Pinterest é melhor que o Instagram pra vender produtos/ serviços e você também descobrirá porque o custo do lead é muito mais baixo e como usar tudo isso em seu negócio, mesmo que você esteja começando do zero no Pinterest.
2 Comentários
[…] de cara já falo que o grande foco dessa estratégia que vou mostrar está na página do seu perfil dentro do […]
[…] única forma de conseguir resultados efetivos com o Pinterest é mantendo uma consistência nas postagens e atividade dentro da […]