Como criar conteúdo para Pinterest em poucos minutos com 2 passos práticos

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Aprender como criar conteúdo para Pinterest do jeito certo é a maneira inteligente de não se sobrecarregar tendo que fazer postagens em todas as mídias sociais.

Se você já trabalha na internet fazendo divulgação de qualquer tipo de negócio, SABE que o ideal é ter presença digital no maior número possível de redes sociais.

E, é CLARO que como bom(a) empreendedor(a) você deve ter criado primeiro um perfil no Instagram e no Facebook, talvez também tenha um canal no Youtube, e um blog.

E, se você chegou até esse artigo é porque também tem, ou está pensando em criar, uma conta no Pinterest, porque já sabe que ele é um ótimo local para gerar muito tráfego orgânico para qualquer oferta.

E aí vem a famosa questão: “Eu não tenho tempo para criar conteúdo para uma nova mídia social, já crio para tantas”.

E é nesse ponto que esse artigo vai te ajudar, pois compartilharei a forma como EU crio conteúdo para o Pinterest em poucos minutos e tenho certeza que depois de saber isso, sua percepção mudará completamente.

Por que investir no Pinterest?

O primeiro ponto a considerar é que o Pinterest é um mecanismo de busca, assim como o Google, e por isso é um local onde as pessoas já entram com intenção de saber mais sobre um determinado assunto.

Assim, se você criar um conteúdo otimizado corretamente, com as palavras chave certas, será encontrado pelo público que pesquisa pelo seu produto, ou serviço.

O segundo ponto, é que suas postagens terão uma vida muito mais longa que nas redes sociais, podendo gerar tráfego para sua oferta por muitos anos até.

E, o terceiro ponto que é, sem dúvida, o mais importante, é que você não precisa se preocupar com número de seguidores, seu conteúdo no Pinterest terá um bom alcance orgânico mesmo sem engajamento de público.

Como criar conteúdo para Pinterest em 2 passos práticos

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Bom, agora que você entendeu porque também deve usar o Pinterest para divulgar sua oferta, veja abaixo 2 passos práticos para criar pins mais rapidamente:

1 – Um conteúdo para TODAS redes sociais

Sem dúvida, esse é o segredo que eu uso para criar conteúdo para minha conta do Pinterest, sem ficar sobrecarregada fazendo isso.

Quando eu me sento para criar conteúdo penso apenas nos temas em si, e depois apenas utilizo os mesmos assuntos em todas as redes sociais (Instagram, Pinterest, Youtube, blog, etc).

Isso é bom em dois pontos:

Eu atendo as dúvidas do público com as postagens, e consigo alcançar públicos diferentes em cada uma das mídias.

Muitas pessoas não entram no Instagram, então encontram meu conteúdo no Pinterest, e o contrário também ocorre.

2 – Faça uma adaptação do conteúdo

Algumas pessoas me perguntam: Tati posso apenas compartilhar os posts do Instagram, e os vídeos do Youtube no Pinterest?

E a resposta é: Poder você pode, mas seu conteúdo não terá tanta relevância, pois estará em desacordo com as regras da plataforma.

Então o que eu sugiro, e faço na minha conta, é que seja feita uma adaptação do conteúdo de um para o outro.

O que é essa adaptação? Veja abaixo os pontos que você precisa adaptar de acordo com a rede social que você postou primeiro:

  • Tamanho e direção da imagem

O Pinterest é a única plataforma onde a direção da imagem é na vertical (em pé), isso ocorre porque ele deseja proporcionar uma ótima experiência para quem acessa pelo celular.

Assim, você precisa transformar a imagem quadrada do Instagram para uma vertical (1000X1500) para o Pinterest.

Quem tem a conta pro do Canva consegue fazer isso com apenas um clique, e se você não tem, basta abrir um documento novo com o tamanho da postagem do Pinterest, copiar a imagem que fez para o Instagram e ajustar.

  • Título e descrição

No Instagram você não precisa se preocupar com título, mas no Pinterest sim, então não deixe de criar um título otimizado com palavra chave para seu pin.

A mesma coisa para a descrição. No Instagram ela pode ser mais longa, mas não precisa ter palavras chave, já no Pinterest é importante colocar os termos e expressões que otimizem sua postagem.

  • Link externo

Cada postagem no Pinterest pode receber um link externo diferente, assim é importante você seguir um planejamento estratégico, para definir para ONDE você vai encaminhar as pessoas que clicarem no seu pin.

  • Hashtags

No Instagram é preciso colocar hashtags (#), já no Pinterest esse recurso não é necessário, pois o algoritmo não lê.

  • CTA – Chamada para ação

Nunca deixe de fazer uma chamada para ação nas postagens das redes sociais e, no Pinterest, você pode fazer isso na própria imagem, colocando uma mensagem para “clicar no pin”, para saber mais.

Esses dois passos de como criar conteúdo para Pinterest você deve aplicar para todo conteúdo que criar para outras mídias sociais.

SEMPRE faça uma adaptação, pois isso será muito mais efetivo do que apenas compartilhar o conteúdo de uma mídia para outra.

Quer ter acesso aos meus comandos de IA para criação de pins? Clique aqui e acesse o seu.

Assista abaixo ao vídeo onde eu mostro como criar conteúdo para Pinterest, e explico com mais detalhes alguns passos:

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