Como divulgar blog no Pinterest com 7 dicas bem fáceis de seguir
Se você quer saber como divulgar blog no Pinterest, basta ler esse artigo até o final, e mais do que isso, aplicar todas as dicas que eu separei para esse conteúdo.
Todo mundo sabe que o segredo dos blogs está no tráfego constante de público.
O número de visitantes impacta diretamente nos resultados do Google, e além de ajudar na monetização com o Adsense, torna o blog mais apto a vender produtos de afiliado e também próprios.
Quem conhece meu trabalho sabe que eu amo blog, pois é um local onde podemos colocar conteúdo da forma que desejamos e, com o tempo, se transforma em uma fonte segura de renda passiva.
Usando o Pinterest como fonte de tráfego, o número de visitantes do blog aumentará exponencialmente conforme as postagens forem feitas dentro da plataforma.
7 maneiras práticas de como divulgar blog no Pinterest
Como você sabe o Pinterest é um mecanismo de buscas, assim o tratamento dado para as postagens deve sempre visar a forma como os usuários pesquisam dentro da plataforma.
Veja abaixo 7 formas práticas e efetivas para divulgar o conteúdo do seu blog corretamente no Pinterest.
1 – Reivindique seu site
O primeiro passo para contar com os recursos do Pinterest para negócios é fazer a reivindicação do seu site/blog.
Isso é feito de forma fácil utilizando a aba configurações e “reivindicar conta”, seguindo os passos que o site apresentar.
É um procedimento bem fácil de fazer, mas você precisará ter acesso à pasta principal de arquivos do seu site (ser o administrador do blog pelo cpanel).
Uma vez reivindicado você já conseguirá saber quanto do tráfego do seu blog está vindo do Pinterest, e também quais os resultados das suas postagens dentro da plataforma.
2 – Palavras chave do Pinterest
Existe um erro que muitas pessoas que começam usar o Pinterest cometem: Achar que podem usar as mesmas palavras chave que pesquisaram no Google, dentro do Pinterest.
Poder, até pode, porém o conteúdo ficará muito mais otimizado dentro da plataforma se você fizer a pesquisa de palavras chaves específica.
Ou seja, se você souber como as pessoas pesquisam pelo seu negócio/assunto dentro do Pinterest, pois a diferença de expressões pode ser bem relevante do que é normalmente encontrado no Google.
Claro que, como é possível aparecer postagens do Pinterest nos resultados do Google, fazer uma mistura das palavras chave dos dois locais nas suas postagens é uma forma de otimizar muito seu conteúdo.
3 – Formato dos pins
Sempre crie pins próprios para o Pinterest e não apenas compartilhe seus artigos na plataforma.
Como o formato do Pinterest é diferente das outras plataformas (é na vertical), ter as postagens feitas no formato certo dará muito mais relevância para seus pins.
Não esqueça de completar os campos do Titulo e descrição sempre usando as palavras chave pertinentes ao assunto da postagem.
4 – Relevância do conteúdo
Da mesma forma que você pesquisa para fazer os artigos do blog, e escreve assuntos que interessam para o público, a mesma coisa deve acontecer dentro do Pinterest.
Os pins sempre serão mais acessados se a chamada da imagem for persuasiva, despertando curiosidade no público de clicar e visitar o local onde está o assunto, no caso seu blog.
5 – Links externos
Aprender como divulgar blog no Pinterest envolve ter um planejamento estratégico de para onde você vai direcionar o público.
É importante fazer vários pins para um mesmo artigo, explorando e testando títulos e imagens diferentes, pois às vezes um título não chama atenção, mas outro pode atrair muita gente, pois tudo é teste no marketing digital.
Use o link externo com sabedoria e atraia público para cada artigo do seu blog de forma consistente e intencional.
Lembre-se de postar no Pinterest todos os dias, use o recurso de agendamento para agilizar a produção do conteúdo, pois como não se trata de rede social você não precisa ficar interagindo ali dentro para ter relevância.
6 – Anúncios pagos
Uma forma muito eficaz de alavancar as visitas no blog é patrocinar seus melhores pins dentro do Pinterest.
Analise as métricas e veja quais postagens foram mais relevantes e experimente fazer um investimento de anúncios para alcançar ainda mais público interessado no seu negócio.
Fazer uma campanha paga pode aumentar consideravelmente o movimento tanto no seu perfil do Pinterest quanto nas visitas do blog.
A forma de anunciar é muito parecida com o que é feito no Google Ads, e a interface do Pinterest é bem intuitiva, assim você consegue fazer anúncios otimizados com baixo investimento.
7 – Crie infográficos
Infográficos são peças de marketing que atraem muito público, e que normalmente fazem as pessoas salvarem o conteúdo para consultar posteriormente.
Pegue os artigos do seu blog que possuam passos, dicas, (como esse artigo) e transforme essas informações em infográficos com a ajuda do Canva.
Fazer pins carrossel com o mesmo conteúdo também é uma boa forma de ter um formato diferente de pin, que prenderá a atenção das pessoas para ler até o final.
Como você viu, não é um bicho de 7 cabeças aprender como divulgar blog no Pinterest, o que precisa agora é pegar todas essas dicas e começar aplicar no seu site.
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