Como ter mais visibilidade no Pinterest com 5 práticas simples

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Aprender como ter mais visibilidade no Pinterest é uma forma inteligente de fazer o conteúdo que você produz ter o máximo de resultados.

Desde quando o Pinterest foi lançado em 2010, a primeira intenção dos fundadores era criar um espaço onde as pessoas pudessem compartilhar fotos.

Desde seu lançamento até hoje a plataforma acumulou mais de 450 milhões de usuários no mundo, e aqui no Brasil já somos mais de 45 milhões.

De um simples local para colocar fotos, o Pinterest é hoje uma fonte de inspiração para todos os assuntos imagináveis, onde as pessoas podem salvar as imagens que gostam, tutoriais, dicas, e um monte de conteúdo relevante para vários públicos dentro de vários nichos de mercado.

É por causa de toda essa diversidade que a plataforma é hoje um local poderoso para atrair tráfego orgânico para qualquer tipo de negócio.

Por ser um mecanismo de busca com algumas funcionalidades de rede social, o Pinterest é um local com aspecto visual atrativo, onde dá para passar horas navegando e se deliciando, e isso ajuda atrair e cativar nosso público.

Mas, para ter mais visibilidade ali dentro é preciso seguir algumas práticas, que são simples, mas se forem feitas de forma correta e com consistência podem levar um perfil de 0 a 1000 visualizações em pouquíssimo tempo.

Como ter mais visibilidade no Pinterest em 5 passos simples

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Veja abaixo, 5 coisas para fazer dentro do Pinterest afim de aumentar a visibilidade do seu conteúdo dentro da plataforma.

1 – Use as palavras chave

O Pinterest é um mecanismo de busca, onde as pessoas entram e pesquisam da mesma forma que fazem no Google.

Investir tempo para saber quais são as palavras chave do seu nicho dentro do Pinterest é fundamental para adaptar o seu conteúdo para as pesquisas específicas que são feitas ali dentro.

Nem sempre uma palavra chave usada no Google é usada da mesma forma dentro do Pinterest, então ter uma pesquisa dentro da plataforma é fundamental para não desperdiçar conteúdo com palavras inúteis.

Crie uma lista das palavras chave principais do seu nicho e também as que são específicas do seu negócio, e use esses termos em seus pins.

2 – Complete os campos corretamente

Cada vez que você cria uma nova postagem precisará preencher 3 campos principais: Título, descrição e link externo.

SEMPRE coloque as palavras chave no título, de preferência logo no começo, pois a partir de um número de caracteres as palavras não aparecem sem que o público clique no pin.

O mesmo acontece com a descrição, as primeiras palavras sempre aparecem então procure chamar atenção logo de cara, seja com as palavras chave, ou com alguma chamada mais persuasiva (CTA logo no começo).

Por exemplo se você está divulgando um artigo do blog, usar o “Leia o artigo completo” logo no começo da descrição é uma forma de chamar atenção do público para clicar no pin e saber do que se trata.

Nunca desperdice a chance de redirecionar o público do seu pin para um local importante do seu negócio, pois é possível colocar um link externo em toda postagem feita dentro do Pinterest.

3 – Direcione o público com sabedoria

Como falei acima, cada pin dentro do Pinterest pode receber um link externo, que pode ir para um artigo de blog, para uma página de vendas, ou de captura, para fazer download de algum material, ou para outra rede social.

Tenha uma estratégia planejada de onde você vai levar o público, aproveitando ao máximo esse direcionamento de tráfego.

Além de ser uma forma de como ter mais visibilidade no Pinterest, pois está criando conteúdo relevante, ainda é a maneira mais prática de levar público qualificado para seu blog, ou perfis das redes sociais.

4 – Crie pastas

É importante criar pastas para organizar seu conteúdo, e sempre nomeá-las com palavras chave que são relevantes no seu nicho de mercado, ou produto.

A criação dessas pastas ajudará o público encontrar conteúdo mais facilmente no seu perfil, como também auxiliará o algoritmo do Pinterest encontrar seus pins para mostrar, quando alguém fizer uma pesquisa.

Lembre-se que o conteúdo dentro do Pinterest não “vence”, assim seus pins poderão ser encontrados durante muitos anos, e sempre que alguém fizer uma pesquisa, eles aparecerão no resultado.

5 – Explore todos os formatos

Não fique apenas no formato normal de pin, crie postagens carrossel e também faça vídeos curtos do seu conteúdo.

Essa diversidade ajuda atender ao público que gosta de diferentes tipos de mídias, além de deixar seu perfil mais atrativo e dinâmico.

O legal de fazer vídeos para o Pinterest é que o formato também serve para o reels e stories do Instagram, para colocar no TikTok e nos shorts do Facebook e do Youtube, economizando tempo e criando conteúdo para várias mídias diferentes.

2 coisas para NÃO fazer no Pinterest

Depois de dedicar tempo aplicando os itens acima nos seus pins, veja abaixo DUAS coisas que você NÃO deve fazer ali dentro, para não correr risco de ter a conta banida:

1 – Não use hashtags (#)

Já tem algum tempo que o Pinterest baniu o uso de hashtags (#) nas postagens, assim esse recurso não possui mais relevância para o algoritmo, então é importante não colocar dentro do seu conteúdo.

2 – NÃO abuse dos links de afiliado

É possível usar links puros de afiliado no Pinterest (aliás é o recomendado), mas para não transgredir as normas da plataforma é importante não abusar desses links.

Aplique estratégias específicas para vender produtos de afiliado, que não envolvam o uso constante de links puros dentro dos pins.

Agora que você viu como ter mais visibilidade no Pinterest e quer usar essa plataforma para vender mais no seu negócio, recomendo conhecer meu curso o Pinterest Pro Negócios.

Trata-se de um treinamento completo onde eu ensino como usar a plataforma corretamente para gerar tráfego orgânico qualificado para seu negócio, seja ele físico, ou digital!

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