Como usar o Pinterest para empresas em 5 passos práticos e simples de aplicar

como-usar-o-pinterest-para-empresas

Saber como usar o Pinterest para empresas é fundamental para contar com uma fonte de tráfego orgânico segura e que nunca acaba.

Se você tem um negócio de qualquer tipo, sabe que para fazer muitas vendas é necessário ter bastante público chegando até a oferta.

Seja vendendo produtos, serviços, ou atraindo pessoas para visitar uma página institucional e/ou blog, contar com locais onde existe bastante público é fundamental para manter qualquer negócio ativo.

É nesse quesito, geração de tráfego, que o Pinterest tem um grande poder natural, pois se trata de um mecanismo de buscas.

Da mesma forma que as pessoas fazem pesquisas no Google, elas também entram no Pinterest procurando por ideias, inspirações e também para saber novidades sobre produtos que facilitem e embelezem a vida.

A diferença principal do Pinterest como buscador, é que os resultados são mostrados através de imagens, pois se trata de uma plataforma visual, que hoje já possui mais de 45 milhões de usuários brasileiros.

Com todo esse número de pessoas entrando ali todos os dias, é CLARO que ele também é um ótimo local para divulgar seus produtos e/ou serviços.

Como usar o Pinterest para empresas em 5 passos fáceis de seguir

como-usar-o-pinterest-para-empresas

Veja abaixo 5 passos bem fáceis de seguir para começar a usar o Pinterest na estratégia de marketing da sua empresa (seja qual for o nicho de mercado):

1 – Planejamento Estratégico

A primeira coisa a fazer é criar um planejamento estratégico para o Pinterest, ou seja, determinar como a plataforma será usada, se apenas como apoio para outras páginas e site principal, ou como vitrine da marca.

Cada postagem feita dentro do Pinterest permite colocar um link externo, assim é possível direcionar o público para qualquer local fora da plataforma, como artigo de um blog, uma página de vendas, e outras redes sociais.

Levar público do Pinterest para um perfil no Instagram, ou para um canal no Youtube, é uma forma inteligente de aumentar o número de seguidores e inscritos em um tempo relativamente curto.

2 – Conta comercial

Para aproveitar ao máximo os recursos que o Pinterest oferece para empresas é importante ter uma conta comercial, pois assim poderá acessar os relatórios de desempenho que a plataforma disponibiliza.

Criada a conta é importante preencher o maior número de dados, criar uma descrição do negócio bem completa, pois assim estará ajudando o público saber mais sobre a empresa.

3 – Identidade de marca

Muitas empresas famosas possuem perfil bastante ativo dentro do Pinterest, e utilizar a plataforma corretamente é uma maneira de aumentar a autoridade da marca dentro de seu nicho de mercado.

Como o Pinterest é acessado por milhões de usuários todos os dias, ter uma presença ativa e constante fará com que um número crescente de pessoas conheça mais sua marca e seus produtos e/ou serviços.

4 – Conteúdo relevante

Uma das formas mais efetivas de como usar o Pinterest para empresas é criar conteúdo que seja relevante para o público.

Seja utilizando os recursos de Pins carrossel (várias imagens em uma mesma postagem), ou fazendo pins normais chamando para ler um artigo de blog, a relevância e utilidade do conteúdo sempre serão os fatores mais importantes da estratégia de marketing com o Pinterest.

5 – Consistência

Assim como é preciso fazer postagens todos os dias nas redes sociais para ter o alcance orgânico maior, com o Pinterest quanto mais fizer postagens melhor será o desempenho na plataforma.

Crie um calendário editorial e faça postagens diárias, sempre usando o link externo de forma eficiente para levar o público para locais de conversão dentro do seu negócio. 

Como usar o Pinterest para atrair clientes?

Seguindo os passos acima você conseguirá ter uma base cada vez maior de pessoas chegando até sua oferta.

Para atrair mais clientes é importante usar os recursos que o Pinterest oferece para donos de lojas tanto físicas quanto virtuais.

Desde botões que levam direto para a página de venda do produto, até possibilidade de compra por imagem (shop the look), existem muitas formas de atrair novos clientes todos os dias através do Pinterest.

O Pinterest também possui uma central de anúncios, assim fazer um investimento em publicidade paga dentro da plataforma é uma forma segura de ter mais exposição da marca e dos produtos.

Como criar conteúdo para o Pinterest?

O conteúdo para o Pinterest deve ser feito de forma visual, com imagens na posição vertical (atualmente o tamanho ideal para os pins é de 1000×1500 pixels).

Faça uma pesquisa de palavras chave relativas ao seu nicho de mercado e também produtos, e sempre crie postagens utilizando esses termos, pois assim quando alguém fizer uma pesquisa seus pins aparecerão nos resultados.

Uma coisa muito boa do Pinterest é que o conteúdo nunca “vence”, ou seja, a qualquer momento que alguém pesquisar pelos termos das suas postagens seu conteúdo sempre poderá aparecer.

Justamente por isso é importante fazer crossmedia das outras redes sociais com o Pinterest, utilizando o conteúdo que já foi criado para outras mídias e postando ali dentro também.

Seja qual for seu nicho de mercado é possível criar conteúdo dentro do Pinterest para atingir o público que entra ali todos os dias.

Seguindo essas dicas e passos você conseguirá ter ótimos resultados em aumento de clientes e também no crescimento das vendas.

Se quer saber mais profundamente como usar o Pinterest para empresas conheça o Método Vendas Pin, onde ensino passo a passo como tirar o melhor proveito da plataforma para alavancar qualquer tipo de negócio.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.