Como vender artesanato pelo Pinterest em 6 passos práticos e simples

Aprender como vender artesanato pelo Pinterest do jeito certo, é o primeiro passo que toda pessoa que quer ganhar dinheiro com sua arte precisa dar, para vender mais.
O Pinterest é a melhor vitrine para peças artesanais de todos os tipos, pois é um mecanismo de buscas onde os usuários entram para procurar inspirações, seja para uma roupa, ou para aprender fazer alguma coisa.
Assim, se você trabalha com artesanato, ou quer começar a fazer isso, eu fortemente recomendo que você comece usar o Pinterest, antes mesmo até de usar o Instagram.
Por que eu faço essa recomendação?
Porque diferente das redes sociais onde as postagens somem rapidamente, no Pinterest seus pins não perderão a validade, ou seja, seus produtos poderão ser encontrados até anos depois de você ter feito uma postagem.
Para quem precisa produzir além de vender, contar com um local onde a divulgação fica permanente é uma forma de ter mais tempo para se dedicar à produção de peças.
Não estou dizendo que o Instagram é ruim, de jeito nenhum, mas dentro do Pinterest seu conteúdo poderá ser encontrado da mesma forma que quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google.
6 dicas de como vender artesanato pelo Pinterest todos os dias

Veja abaixo 6 passos práticos para começar a vender mais utilizando o Pinterest como sua estratégia de divulgação:
1 – Qualidade das imagens
O Pinterest é um mecanismo de buscas como o Google, porém ele entrega os resultados utilizando fotos, imagens, vídeos, ilustrações, etc.
Ou seja, ele é uma plataforma visual (assim como o Instagram) e para se destacar é preciso cuidar da qualidade das imagens, que devem estar nítidas e com textos que sejam fáceis de entender.
Outro ponto importante é que dentro do Pinterest, as imagens precisam estar na vertical (em pé), ao invés de horizontal como as outras redes sociais.
Sugiro utilizar o Canva para criar suas postagens, pois assim seus pins ficarão do tamanho e direção certos para postar no Pinterest.
2 – Otimize suas postagens
Como se trata de um mecanismo de buscas, isso significa que você precisará fazer uma pesquisa para ver COMO as pessoas procuram pelo seu produto dentro do Pinterest.
Anote todas as maneiras que forem relevantes e use essas palavras e expressões nos títulos e descrição das suas postagens, pois assim deixará seu conteúdo mais fácil de ser encontrado quando alguém pesquisar.
Crie pastas dentro do seu perfil separando os produtos por categorias, ou tipos, até mesmo cores, pois isso ajudará o público encontrar mais facilmente o que está procurando, além de ajudar o algoritmo reconhecer suas postagens.
3 – Utilize todos os recursos
Seja você dono(a) de uma grande rede de lojas de artesanato, ou uma simples crocheteira querendo vender seus centros de mesa, o Pinterest possui muitos recursos para quem vende online.
É importante cadastrar sua loja (se você tiver), ou então trabalhar com uma conta comercial, pois assim poderá ver o desempenho das suas postagens nos relatórios.
Crie uma biografia de perfil bem atraente, com uma foto nítida da sua logo, ou dos seus produtos, uma imagem sua bem positiva, e coloque uma descrição usando palavras chave do artesanato que você faz.
Use todos os tipos de postagens, como vídeos, carrossel, pins normais e também os pins de ideias, que são como um stories, só que não somem após 24 horas, ficam aparecendo no seu perfil sempre.
4 – Crie um diferencial no produto
Quando falamos de como vender artesanato pelo Pinterest é importante que seu produto tenha um diferencial, para poder se destacar da concorrência.
Por exemplo, se você vende amigurumis, porque as pessoas comprariam de você, ao invés de comprar de outra pessoa que faz as mesmas peças?
É preciso ter um diferencial, pois assim as pessoas verão uma vantagem a mais para comprar os seus produtos, e não os da concorrência.
Crie um brinde para enviar junto com suas peças, ou fidelize seus clientes com cupons de desconto para a próxima compra, isso chama atenção e faz se destacar da multidão.
5 – Mostre bastidores da confecção
Todo mundo gosta de ver um vídeo rápido de alguém fazendo alguma coisa específica.
Experimente mostrar um pouco dos bastidores da confecção dos produtos que você vende.
Pode ser você fazendo uma parte de uma peça, ou embalando um produto para enviar para o cliente, ou um pedaço do seu espaço de trabalho, isso ajuda conectar o público a você.
6 – Links de saída
Cada postagem dentro do Pinterest (os pins) pode ter um link de saída, ou seja, um link levando o público para outro lugar, como um blog, ou direto para sua loja.
Se você tem uma loja virtual em sites como o ELO7, por exemplo, pode fazer os pins para os seus produtos e colocar os links que vão direto para eles dentro da loja.
Essa é uma forma efetiva de como vender artesanato pelo Pinterest, e agiliza muito o processo de quem deseja comprar com rapidez.
Assim, quando a pessoa clicar será redirecionada direto para o local onde poderá fazer a compra daquele produto.
NUNCA deixe suas postagens sem um link de saída que ajude o público saber mais sobre o produto, seja uma descrição mais detalhada, o preço, ou as condições de pagamento.
Se você quer vender mais suas peças artesanais, mas não entende nada de Pinterest, conheça o Método Vendas Pin, onde eu ensino passo a passo como vender QUALQUER tipo de produto dentro do Pinterest.
Acredite, ele é a MELHOR vitrine para seus produtos artesanais!

PROMPTS PINTEREST: CRIE EM 3 MINUTOS O QUE OUTROS LEVAM 3 HORAS
50 comandos prontos de IA transformam iniciantes em criadores de conteúdo profissional no Pinterest. Sem conhecimento técnico necessário.
0 Comentários