Ferramentas essenciais para social media – 7 armas poderosas para sua rotina de trabalho

Usar ferramentas essenciais para social media é uma maneira inteligente de contar com elementos que facilitarão e agilizarão seu trabalho no dia a dia.
Muitas pessoas que começam na carreira e desejam trabalhar com marketing digital acabam descobrindo que, quanto mais automatizadas forem as tarefas, mais tempo sobra para atender novos clientes e aumentar o faturamento.
A grande vantagem de trabalhar online é que existem muitas ferramentas e, a grande maioria delas, é gratuita, o que permite ter um trabalho mais eficiente sem precisar investir em softwares complicados.
Quando falamos do trabalho de social media, estamos falando de pessoas que lidam com redes sociais e conteúdos diferentes para cada cliente, assim quanto mais mecanizarmos as tarefas, mais produtivo se torna o dia.
Neste artigo mostrarei algumas ferramentas que considero essenciais para quem trabalha gerenciando mídias sociais, pois elas são uma mão na roda na hora de executar rotinas específicas. Vamos lá?
7 Ferramentas essenciais para social media que você precisa começar usar agora

Veja abaixo minhas sugestões, entre em cada uma para ver como funciona, e comece usar par agilizar suas tarefas diárias.
1 – Trello
Todo social media e também toda pessoa que trabalha na internet administrando projetos diferentes simultaneamente, deveria usar o Trello para ajudar no gerenciamento e visualização de tarefas.
Trata-se de uma ferramenta online, que você pode usar gratuitamente, e onde você pode colocar todos os seus projetos e separá-los de forma a ter uma visualização precisa de tarefas que precisam ser feitas, e também das que já foram realizadas.
Através de recursos como boards, tags, marcações, é possível ir marcando a tarefa desde a fase de planejamento até a fase de “arquivo”, quando ela já foi realizada.
Um ponto importantíssimo do Trello é que você pode colocar pessoas para visualizarem os projetos, assim é possível trabalhar com uma equipe, ou apenas usar para mostrar o andamento dos projetos aos clientes.
2 – Canva
Sem dúvida a ferramenta de design queridinha de milhões de pessoas no mundo todo, e que permite criar qualquer tipo de imagem para ser postada nas redes sociais e para diversas outras finalidades.
Mesmo no plano gratuito o Canva é essencial para quem deseja criar posts para redes sociais diferentes, pois ele possui os tamanhos exatos de cada mídia, permitindo criar designs específicos em poucos minutos.
Mesmo quem não tem conhecimento nenhum de design conseguirá usar o Canva com facilidade, pois a interface é muito intuitiva, e a cada dia a ferramenta coloca mais e mais funcionalidades para os usuários.
No plano PRO é possível remover o fundo das imagens e também redimensionar com apenas um clique, o que é realmente fantástico para quem trabalha com postagens para diferentes redes sociais.
3 – Capcut
Das ferramentas essenciais para social media essa é, sem dúvida, a mais utilizada, já que os vídeos engajam muito bem em qualquer rede social.
É um aplicativo para celular que funciona tanto com iOS como Android e que permite editar vídeos através da interface intuitiva e descomplicada.
Você pode começar projetos do zero utilizando elementos que estão armazenados no seu celular, ou editar vídeos que foram gravados previamente e deixa-los prontos para serem postados.
É possível cortar, animar, estender, colocar legendas e músicas, fazer transição entre vídeos e até mudar a velocidade para mais lento, ou mais rápido.
4 – Google Drive
Não tem como falar de armazenamento e compartilhamento de documentos sem falar do Google Drive.
Com ele você pode criar pastas separadas para cada cliente, armazenar contratos e outros documentos oficiais, além de ter uma área segura para colocar projetos e postagens disponíveis para os clientes aprovarem.
Com o armazenamento em nuvem, todos arquivos ficam seguros, impedindo que o trabalho realizado seja perdido por algum motivo.
5 – Google Meet
Em tempos de agilidade e trabalho remoto, as reuniões também precisam ser online, e o melhor local para fazer isso é o Google Meet.
Ele não requer a instalação de nenhum software e as pessoas podem participar apenas clicando no link que o criador da reunião disponibiliza para cada um.
É possível usar em qualquer dispositivo, inclusive no celular, o que dá liberdade até de fazer uma pergunta, ou tirar uma dúvida rápida com os clientes mesmo que você esteja em trânsito para algum lugar.
6 – Estúdio de criação Meta
Quem trabalha com redes sociais sabe como é importante poder agendar as postagens, para ganhar tempo e aumentar produtividade.
Para o Instagram e Facebook o estúdio de criação Meta é o local onde você poderá agendar TODO tipo de postagem para o Instagram, inclusive reels e stories e também as postagens do Facebook.
Para administrar as contas dos clientes, basta eles colocarem o seu perfil do Facebook como “administrador” dos perfis em questão e você poderá acessar o estúdio de criação com seu login, e logo verá em quais contas e páginas tem autorização para postar.
7 – Pinterest
Para mim, das ferramentas essenciais para social media essa é a mais poderosa, pois é uma plataforma que gera tráfego orgânico para qualquer outro lugar da internet.
Trata-se de um mecanismo de buscas poderoso que conta com mais de 40 milhões de usuários somente no Brasil, sendo um dos locais preferidos quando as pessoas precisam de inspiração para qualquer coisa (qualquer mesmo).
Se você já trabalha como social media, mas ainda não conhece e não usa o Pinterest, está deixando de ganhar bastante dinheiro agregando mais essa mídia em seu portfolio.
Para saber tudo sobre o Pinterest para social media, conheça meu curso completo, o Método Vendas Pin, onde eu ensino COMO usar a plataforma do jeito certo para levar MUITO tráfego qualificado para as páginas dos seus clientes.
Deixe um feedback nos comentários dizendo quais dessas ferramentas você já usa, e se tem alguma outra que eu não coloquei na lista!

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