O que é crossmedia e como o Pinterest ajuda a divulgar melhor TODO seu conteúdo
Entender o que é crossmedia é se manter atualizado nas estratégias de divulgação de conteúdo que existem à nossa disposição.
Quem trabalha divulgando produtos e/ou serviços, sabe que é fundamental ter muitas pessoas novas chegando no negócio todos os dias.
Um negócio que não possui novos visitantes diariamente não aumenta os resultados financeiros e fica fadado ao fracasso, em pouco tempo.
Seja uma loja de produtos físicos, um e-book, um curso online, ou prestação de serviços de social media, qualquer negócio precisa de novas pessoas chegando a todo momento para prosperar.
É por isso que estar sempre por dentro de estratégias que possam aumentar o alcance de pessoas ao nosso conteúdo, é fundamental para a continuidade de nossos empreendimentos online.
O que é Crossmedia?
Dentro do processo de divulgação na internet existe uma estratégia que a maioria das pessoas pratica, mas provavelmente nem sabe que faz isso.
Estou falando do crossmedia, que nada mais é que publicar o mesmo conteúdo em canais diferentes, apenas adaptando para cada rede social/plataforma.
Assim, se você tem perfis em redes sociais diferentes e posta o mesmo conteúdo em todas, está aplicando o conceito de o que é crossmedia em sua forma mais ampla.
A principal vantagem de praticar essa estratégia de divulgação é que atinge os públicos em qualquer mídia, assim se uma pessoa não usa o Instagram, por exemplo, pode ver o seu conteúdo no Facebook, ou no Pinterest.
O que é Transmedia?
Outro conceito de divulgação dentro do marketing é o transmedia, que consiste em usar vários canais de divulgação publicando um conteúdo diferente em cada um.
Por exemplo, você faz um artigo no blog falando sobre ganhar dinheiro online, um vídeo no Youtube mostrando os bastidores do seu negócio, e posta uma frase motivacional no Instagram.
Pode parecer estranho fazer isso, mas o intuito dessa estratégia é fazer com que os públicos de cada local acessem os outros locais para ter acesso ao conteúdo completo que você está publicando.
Ou seja, o transmedia aposta no gatilho da curiosidade, que fará com que a pessoa que leu sua frase motivacional tenha interesse de te conhecer melhor e vá assistir ao vídeo no Youtube e depois, ler o artigo do blog.
Não precisamos pensar muito para perceber que, quem trabalha sozinho no seu empreendimento, terá muito mais vantagens utilizando o crossmedia, não é mesmo?
E é justamente isso que eu ensino no meu conteúdo e também nos meus cursos, mostro como usar o Pinterest para aumentar a visibilidade do seu negócio na internet.
Se você conhece meu trabalho, sabe que eu sou pioneira aqui no Brasil em usar o Pinterest com sucesso para divulgar produtos e vender muito como afiliada.
E trazendo a forma como o Pinterest funciona para dentro do conceito de o que é crossmedia, é possível usá-lo para levar seu público para a mídia que você desejar, através dos links externos.
Como usar o Pinterest para espalhar seu conteúdo em todas as mídias
Veja abaixo 4 passos para aplicar o sentido do crossmedia usando o Pinterest corretamente para levar tráfego orgânico para suas outras mídias sociais.
1 – Adapte seu melhor conteúdo
Como eu falo sempre, principalmente para quem é social media, você não precisa criar um conteúdo exclusivo para o Pinterest, se não quiser.
A ideia é justamente usar o conteúdo que você já se dedicou para planejar e criar e apenas adaptar para os pins dentro do seu perfil no Pinterest.
A adaptação é basicamente no tamanho e direção da imagem (o ideal é na vertical – em pé), e a plataforma dá preferência para esse formato.
Assim, não é eficaz compartilhar conteúdo de outras mídias no Pinterest, mas sim criar pins próprios, no formato ideal, para ter um alcance maior e mais chance de aparecer no resultado das pesquisas.
2 – Explore bem as palavras chave
O Pinterest é um mecanismo de buscas, assim a base para ter um alcance maior ali dentro é explorar as palavras chave corretas do seu nicho e produtos, sejam físicos ou digitais.
Faça uma pesquisa desses termos dentro do Pinterest e não use apenas a pesquisa feita no Google.
Lembre-se que ter um conteúdo bem otimizado dentro do Pinterest fará com que seus pins também possam aparecer nos resultados do Google.
Ou seja, você poderá contar com o tráfego orgânico dos dois mecanismos de busca mais utilizados pelos públicos em geral.
Use essas palavras chave nos títulos e descrição dos pins, e também nos nomes das pastas e subpastas do perfil.
3 – Desperte a curiosidade do público
Um dos gatilhos mentais mais poderosos é o da curiosidade, como falei lá em cima, quando expliquei o transmedia.
Use, nos títulos dos seus pins, termos que despertem a curiosidade do público, que façam ele sentir vontade de clicar e ir para o local onde o link externo está levando.
É importante entregar no conteúdo o que está prometendo/divulgando no título do pin, assim você cria confiança no público, preparando o caminho para fazer uma oferta direta posteriormente.
4 – Use os links externos com sabedoria
Um dos principais motivos de usar o Pinterest dentro do conceito de o que é crossmedia é a possibilidade de usar links externos diferentes em cada pin.
Mas, para não correr risco de ter sua conta bloqueada e até mesmo banida, é importante ter consciência e sabedoria para utilizar esses links.
Nunca leve o público para ofertas enganosas, nem direcione para sites de fishing (locais para coletar cliques) utilizando links camuflados.
O algoritmo do Pinterest varre os links externos, e além disso sempre haverá pessoas que poderão denunciar seu conteúdo para a plataforma.
Já que você vai dedicar tempo para criar conteúdo, crie algo que realmente ajude as pessoas para ter sucesso na internet.
Se você gostou dessas dicas e quer usar o Pinterest corretamente dentro do seu negócio, conheça meu Método Vendas Pin.
Nesse treinamento eu ensino como usar a plataforma de forma profissional para ter mais visibilidade na internet, inclusive fazendo o crossmedia para seus conteúdos de outros locais.
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