O que faz um social media – TUDO que você precisa saber para se dar bem nessa profissão
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Saber exatamente o que faz um social media é o primeiro passo para quem deseja ingressar nessa carreira, mas está em dúvida quanto aos aspectos mais específicos das funções.
Veja, antes de mais nada é preciso saber que essa profissão pode ser considerada nova, e ainda existe muitas controvérsias sobre atribuições, principalmente da parte dos contratadores.
Por se tratar de uma demanda que as empresas começaram ter que suprir de alguns anos para cá, é comum vermos anúncios de vagas para social media, mas que na verdade seriam mais para um gerente de marketing realizar.
Nesse artigo você vai entender o que é essa nova profissão, e os aspectos principais para se tornar um bom profissional e atuar nesse mercado com segurança. Vamos lá?
Qual é a função de um social media?
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Basicamente, a função principal é a administração da presença de uma empresa, ou empreendedor, em uma ou várias redes sociais.
Falando assim, parece que qualquer pessoa que sabe usar o Facebook, ou o Instagram pode se dar bem na profissão, mas o fato é que essa gestão engloba várias tarefas que não aparecem para o público quando vê um post.
O primeiro passo é conhecer a fundo a empresa que está contratando, entender como ela quer se posicionar para o público, e a partir dessa necessidade criar todo o projeto de redes sociais para o branding da empresa.
Aqui é necessário fazer muitas pesquisas, inclusive sobre o posicionamento que já existe, como melhorar, quais são os movimentos da concorrência, e tudo que se refira à publicidade para colocar a marca em evidência dentro do mercado.
Dentro de tudo isso ainda a necessidade de conhecer a fundo as redes sociais que a empresa utiliza, para saber os melhores formatos, a linguagem utilizada, e com isso criar o melhor conteúdo para engajar e encantar o público.
Como é a rotina de um social media?
A partir da descrição de o que faz um social media podemos fazer um apanhado das funções que fazem parte da rotina desse profissional.
- Planejamento editorial – Levando em conta a forma como a empresa quer se posicionar no mercado o profissional deve criar uma “pauta de conteúdo” relacionando os assuntos que serão abordados nas redes sociais.
- Produção de conteúdo – Com os assuntos definidos é hora de criar o conteúdo propriamente dito, sempre obedecendo a linguagem de cada rede social, e também formatos diferenciados de mídias – imagens, vídeos, etc.
- Postagem nas redes sociais – Essa é a parte mais fácil, já que hoje em dia é possível fazer agendamento de postagens em praticamente todas as redes sociais. É importante usar as ferramentas que agilizam processos.
- Elaboração de relatórios – Mensalmente será necessário criar relatórios de desempenho, para entregar ao cliente, os dados desses informativos serão retirados das próprias métricas que as redes sociais disponibilizam.
- Análise das ações – O profissional precisa fazer a análise das métricas para saber se o trabalho está surtindo resultados, pode ser preciso fazer ajustes para melhorar a performance, ou ainda criar mais do que já deu certo para alavancar resultados.
Quanto é o salário de um social media?
Segundo o site Glassdoor o salário do profissional de mídias sociais pode variar entre R$ 1.500,00 até R$ 3.500,00 mensais.
Esse valor varia muito de empresa para empresa e também é preciso analisar quais funções o profissional vai mesmo exercer.
Como falei lá em cima, essas profissões relacionadas com marketing digital ainda estão confusas nas mentes dos empregadores, então muitas vezes eles querem um tipo de profissional, mas exageram nas atribuições.
Quanto cobra um social media iniciante?
Quando falamos das atribuições de o que faz um social media que trabalha por conta própria, esse valor também deve ser cobrado de acordo com as funções que serão cumpridas.
Para quem está começando encontramos valores no mercado que vão desde R$ 500,00 até R$ 3.500,00 para fazer o planejamento, criar e publicar as postagens, e fazer a análise.
Tudo depende do nível de experiência, quanto mais o profissional cresce no mercado mais poderá cobrar pelos seus serviços.
O que não faz um social media?
Levando-se em conta que o profissional faz as postagens e se relaciona com o público, ele sempre deve encaminhar as pessoas para os departamentos responsáveis como comercial, ou suporte, dependendo da interação.
Assim, o social media não é responsável por fazer vendas, ou atender reclamações de clientes que adquiriram o produto/serviço da empresa em questão.
Quais problemas o social media resolve?
Para o contratante, o profissional de mídias sociais resolve o problema de consistência nas redes sociais, aumentando e solidificando a presença digital da empresa/empreendedor, com postagens constantes.
Para o público, a certeza de ter alguém realmente vendo e respondendo, ou direcionando, perguntas e interações para os locais competentes.
Quantos clientes um social media pode ter?
Essa é uma pergunta que não tem uma resposta certa, pois tudo depende da capacidade de gestão e organização de cada profissional.
Uma estratégia interessante para ter mais clientes é agregar empresas que trabalhem dentro de um mesmo nicho de mercado, assim o trabalho de planejamento e criação de conteúdo será otimizado.
O que é preciso para ser um social media?
A experiência básica é ter conhecimento de como funcionam os algoritmos das redes sociais, pois é a partir disso que saberá quais os melhores formatos de postagens (tanto na imagem, quanto nas headlines e legendas).
No mercado corporativo as empresas buscam sempre profissionais que tenham formação superior em jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, e também marketing.
Ter afinidade com as redes sociais é fundamental já que o trabalho será o de fazer as postagens e interagir com o público, algo que exige bastante jogo de cintura, pois lidar com pessoas diferentes é sempre desafiador.
Para quem vai trabalhar de forma autônoma, uma grande forma de provar que sabe bastante do assunto é fazer um curso voltado justamente para essa profissão, pois será um conhecimento bem específico a ser considerado.
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