Pinterest ou Instagram – Qual o melhor para divulgar meu negócio?
Usar o Pinterest ou Instagram na sua estratégia de marketing?
Recebo muito essa pergunta e longe de apontar um melhor, eu digo que os dois são ótimos, mas que cumprem papéis diferentes dentro das estratégias de divulgação.
Eu sei que muitas pessoas acham demais ficar aparecendo e postando em várias redes sociais, mas a questão aqui não é excluir, mas sim somar e ter resultados usando os dois complementarmente.
O mesmo conteúdo que você faz para o Instagram pode ir para o Pinterest, e em cada plataforma exercer um papel diferente dentro da sua divulgação.
Veja, no Instagram o feed é mais dinâmico, ou seja, as postagens somem rapidamente, e para a pessoa ver o que você postou teria que ir até o seu perfil, e, sabemos que nem todo mundo faz isso.
Colocando o mesmo conteúdo do Instagram no Pinterest você constrói uma presença digital nas duas plataformas, tendo um alcance maior de público, e/ou consolidando sua marca.
Como o Pinterest é um mecanismo de buscas, as pessoas entram ali para procurar ideias, inspirações, dicas, assim se o seu conteúdo estiver lá e aparecer no resultado das buscas, você entra no radar desse público.
Às vezes, pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio/produto ficam conhecendo e vão atrás de mais informações, é nesse primeiro contato que o Pinterest ajuda muito quem precisa aparecer e vender.
Por isso quando for escolher entre Pinterest ou Instagram, fique com os dois, porque sua estratégia de divulgação ficará muito mais completa e abrangente dessa forma.
COMO criar conteúdos que podem ser usados no Pinterest ou Instagram
E agora você deve estar se perguntando: “COMO eu vou dar conta de mais um local para fazer postagens?”.
Veja abaixo um pequeno passo a passo de como você pode usar o mesmo conteúdo do Instagram no Pinterest.
1 – Pauta de conteúdo
É importante fazer uma pauta de conteúdo que contenha os assuntos principais do seu nicho e também TODAS as ideias que você deseja postar.
Vejo muitos empreendedores pularem essa parte do planejamento, porém quando você faz uma pauta já sabe o que vai colocar nas postagens, e aí precisa apenas criar as imagens, ao invés de ficar pesquisando na hora.
Tenha uma planilha do excell, ou um documento no word, ou bloco de notas, onde você colocará TUDO que achar interessante e que seja relevante para o público do seu nicho de atuação.
2 – Crie um banco de imagens
Se o seu feed for organizado e com template fixo essa parte você não precisa fazer, mas se tiver o hábito de fazer postagens mais livres, é interessante criar um banco de imagens salvando o que você acha que pode ficar legal nos posts.
SEMPRE use bancos de imagens gratuitos que possuam direitos de uso tanto pessoal quanto comercial, o Pixabay é um ótimo local e possui essas características, inclusive nem exige que você fale de onde retirou a imagem.
Procure sempre imagens, ou ilustrações que sejam relevantes para os assuntos que escolheu para as postagens.
Preste atenção também na qualidade das imagens que deve ser, pelo menos, ótima, evitando imagens que não estejam nítidas, pois isso influencia na hora de criar sua postagem.
O mesmo cuidado você deve ter se for desenvolver, ou usar, um pacote de templates, tudo tem que estar bem nítido.
3 – Crie suas postagens
Costumo usar o Canva para fazer as postagens do Pinterest ou Instagram, e recomendo ter uma conta PRO para poder usar o recurso de redimensionamento de imagens.
Com esse recurso você coloca uma imagem do Instagram no tamanho da imagem do Pinterest com apenas um clique.
Mas, se você não quiser investir nesse recurso agora, tudo bem, você pode fazer a imagem do Instagram e depois com alguns ajustes usar a mesma disposição na imagem do Pinterest.
SEMPRE use o tamanho correto de cada plataforma, pois assim você não corre o risco de ter seu conteúdo cortado, ou mal redimensionado nos dispositivos do público.
Dentro do Canva já existe o tamanho certo para cada tamanho de imagem das diferentes plataformas.
4 – Agendamento de postagens
Adquira a prática de agendar suas postagens no Pinterest ou Instagram, pois dessa forma você ganhará tempo e poderá desenvolver outras atividades com mais tranquilidade ao longo do dia.
No próprio Pinterest você consegue fazer o agendamento dos pins, escolhendo dia e hora que gostaria que suas postagens aparecessem.
Apenas os pins de ideias não podem ser agendados, os outros tipos (vídeos, carrossel, comuns) podem.
Para agendar o Instagram basta utilizar o “estúdio de criação” do Facebook, onde, inclusive, você pode agendar também para suas páginas do face.
Com o estúdio de criação você consegue agendar até mesmo os vídeos do feed, facilitando muito a vida de quem cria conteúdo.
5 – Rotina de criação
Desenvolva uma rotina para criar suas postagens das redes sociais e do Pinterest.
Tire um dia apenas para fazer isso, pois assim você concentra os esforços e pode ficar livre nos outros dias para trabalhar outros aspectos do seu negócio.
Nas duas ferramentas de agendamento o processo é simples, você precisa apenas determinar a data e hora que deseja que suas postagens apareçam.
Fique atento(a) para realmente agendar, e não publicar automaticamente.
Como você viu, o Pinterest não é mais uma rede social que você vai precisar ficar interagindo, ou se preocupando em mostrar os bastidores do negócio, ou ainda aparecendo para a audiência.
A plataforma não tem interesse em nada disso, e existem inúmeras características no algoritmo do Pinterest que favorece seu uso para negócios, e para saber mais sobre isso basta começar seguir o blog e também minhas redes sociais.
E, se você deseja usar o Pinterest na sua potência máxima dentro da sua estratégia de marketing, recomendo que conheça meu curso Método Vendas Pin.
Desejo que esse artigo falando sobre qual a melhor plataforma, Pinterest ou Instagram, ajude você entender que quanto mais seu conteúdo estiver na internet, mais chance tem de vender seu produto/serviço todos os dias!
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