Vender produtos no Pinterest – Aprenda como vender mais seus produtos físicos 

Aprender vender produtos no Pinterest é a melhor estratégia para quem deseja ter mais alcance e com isso, aumentar muito as vendas diárias. 

Decidi fazer esse artigo para explicar mais quais são as ferramentas gratuitas que o Pinterest oferece para quem tem loja virtual e quer alcançar mais público. 

Se você ainda não me conhece e chegou no blog pela primeira vez, eu sou a Tatiane Faria e já trabalho com o Pinterest para negócios há mais de 6 anos, por isso posso te ensinar como vender mais usando essa plataforma. 

Além de trabalhar como afiliada, sou produtora digital e através dos meus ensinamentos nos cursos que criei, eu ensino como as pessoas podem gerar mais tráfego, mais vendas e mais clientes. 

Antes de falar diretamente sobre as ferramentas é preciso que você entenda o que é e como funciona o Pinterest, e como ele pode te ajudar a ter mais visibilidade na internet. 

A primeira coisa que precisa saber sobre ele é que não é uma rede social, trata-se de um mecanismo de buscas, parecido com o Google e o Youtube. 

As pessoas que entram no Pinterest fazem pesquisas, buscam inspirações e ideias nos mais diferentes assuntos, e é por isso que ele é muito popular. 

Somente no Brasil são mais de 48 milhões de usuários ativos, que acessam a plataforma mensalmente para se inspirar com as milhares de imagens que existem dentro da plataforma. 

Dentro do Pinterest você terá acesso a várias ferramentas para geração de tráfego orgânico e também com o chamado tráfego pago, que é aquele gerado através da publicação de anúncios. 

Como vender produtos no Pinterest utilizando os recursos gratuitos 

Agora que você entendeu que a plataforma é ótima para divulgar seu negócio, sem precisar pagar nada veja os principais recursos oferecidos para quem tem loja virtual: 

1 – Aba Comprar 

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Logo de cara, quando os usuários entram no Pinterest e fazem uma pesquisa, tem a opção de clicar na aba “comprar”. 

Assim, além da pessoa ter a opção de “explorar” para ter ideias e inspirações sobre o que ela pesquisou, também poderá navegar em uma aba voltada diretamente para o processo de compra. 

Quando a pessoa clica nessa aba ela encontra várias lojas online que divulgam dentro do Pinterest e que possuem o produto referente à pesquisa que o usuário realizou. 

Uma coisa importante, é que todas as lojas que aparecem nessa aba, não precisam pagar para aparecer nesse resultado de pesquisas, a não ser claro que queiram fazer anúncios. 

2 – Catálogo de produtos 

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Para quem é lojista e quer vender produtos no Pinterest, existe a opção de criar um catálogo de produtos.

Assim você pode ter todos os produtos da sua loja cadastrados, e mostrar ao público de forma organizada para facilitar a pesquisa e aquisição dos produtos. 

Dessa forma as pessoas podem tanto entrar no seu perfil para conseguir algum conteúdo que tenha colocado, como também navegar por todos os seus produtos e fazer uma compra.  

3 – Selo de loja verificada 

Outro recurso muito importante para lojistas dentro do Pinterest, é o selo de loja verificada. 

Cumprindo os requisitos que a plataforma exige, é fácil conseguir ter esse selo para sua loja, que é uma forma de mostrar ao público que sua loja é segura, pois está verificada pela plataforma. 

Quem está chegando pela primeira vez na sua loja, vendo esse selo, acaba não tendo restrições/medos de comprar na sua loja. 

4 – Shopping de Look 

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Outro recurso para vender produtos no Pinterest é o chamado “shopping de look”.

Quando uma pessoa entra no Pinterest e faz uma pesquisa, clicando na imagem, aparecerá uma referência na foto, normalmente mostrando a categoria daquela imagem. 

Por exemplo, se eu pesquisar biquini, clicando em uma imagem, aparece uma bolinha onde está escrito “roupa de banho”. 

Se eu clicar nessa bolinha, o Pinterest vai mostrar locais onde posso comprar aquele tipo de produto que eu pesquisei. 

Ou seja, ele mostrará produtos semelhantes ao que pesquisei primeiramente. 

Se o dono da imagem que eu abri não colocar essa informação no produto dele, ou ainda um link para eu comprar naquela loja, acabo recebendo indicações de outros locais onde encontro aquele produto, ou algo parecido. 

5 – Pin Code 

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Outro recurso gratuito do Pinterest para quem tem e-commerce é o Pin Code. 

Trata-se de um QR Code que você pode gerar a partir do seu perfil e consegue imprimir esse código para colocar em suas etiquetas, ou ainda no seu material publicitário. 

É possível personalizar o Pin Code para ir diretamente para seu perfil, para uma pasta ou ainda um produto específico. 

6 – Pins Tradicionais

Todo conteúdo postado no Pinterest é chamado de “pin”, e são as fotos e vídeos que você posta normalmente sobre seus produtos e seu conteúdo. 

É importante utilizar os vários recursos de postagem que o Pinterest disponibiliza como os ideia pins e o carrossel, pois isso chama atenção do público que acaba tendo mais contato com sua marca. 

O Pinterest trabalha com imagens, ilustrações e vídeos, e é assim que ele mostra o resultado de pesquisa para os usuários. 

7 – Link externo 

Em cada pin criado dentro do Pinterest é possível colocar um link externo.

Assim você consegue redirecionar o público direto para sua loja, ou para a página de um produto específico que você deseja promover. 

8 – Pesquisa por imagem 

Outro recurso interessante para quem deseja vender produtos no Pinterest é a pesquisa por imagem. 

Esse recurso permite que o usuário, utilizando o aplicativo do Pinterest no celular, possa fazer uma pesquisa a partir de uma foto.

A partir da imagem usada na pesquisa o Pinterest começa mostrar resultados semelhantes, indicando onde é possível comprar aquele determinado produto. 

9 – Vender por tipo de pele e cabelo 

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Para quem trabalha com produtos de beleza, o Pinterest possui um recurso que permite pesquisar os produtos indicando o tipo de pele e de cabelo. 

Dessa forma quando um usuário fizer uma pesquisa do tipo “batom vermelho”, aparecerá imagens para a pessoa mostrar qual o tom de pele dela, e os resultados serão mostrados com referência nessa indicação. 

Todos esses recursos são gratuitos e, em breve, o Pinterest lançará um provador virtual para produtos de beleza e também artigos de decoração. 

O que você precisa fazer inicialmente para vender produtos no Pinterest

Agora que você viu os principais recursos gratuitos do Pinterest para lojistas, veja os passos básicos que precisa dar para ter acesso a tudo isso: 

  • Conta comercial – Para desfrutar desses recursos para sua loja, é preciso criar um perfil business, onde terá acesso também aos relatórios de desempenho; 
  • Perfil profissional – Crie um perfil completo, com uma descrição otimizada e uma foto bem nítida do seu negócio, para passar confiança e segurança para o público; 
  • Criação de pastas – Para deixar a navegação para os usuários mais fácil e também para direcionar melhor o algoritmo do Pinterest, é importante criar pastas organizando e dividindo os assuntos do seu negócio; 
  • Fazer publicações – Para ter mais alcance dentro da plataforma é importante fazer postagens periodicamente, criar conteúdo interessante e ter imagens bonitas para chamar atenção do público. 

Se você quer saber mais como vender produtos no Pinterest, recomendo conhecer meu curso Método Vendas Pin, onde eu ensino passo a passo como tirar o melhor proveito dessa plataforma para vender mais. 

Desejo que esse artigo mostre para você, dono de loja virtual, como é importante divulgar no Pinterest para alcançar mais pessoas para seu negócio. 

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